O conhecimento de matemática habilita os alunos a ser
criativos, a ter iniciativa pessoal, a ter técnicas para abordar e trabalhar
problemas, a ter capacidade de trabalhar em grupos de resolver problemas. Para
que o aluno seja inserido na relação social, o ensino/aprendizagem de
matemática contribui na compreensão de informações, porém a sua aprendizagem
vai para alem de calcular, contar, facilita analisar, medir dados estatísticos
e ampliar cálculos de probabilidade, assim representar relações importantes com
outras áreas do conhecimento.
Em termos culturais o conhecimento da matemática proporciona
no aprendizado de muitas outras ciências e conteúdos, como a física, biologia,
economia, sociologia, arte entre muitas outras.
Segundo Paulo Freire, no caderno didáctico da página 98, diz
que a matemática deve ser compreendido como uma actividade não neutra, mas sim
politica. Pois através da matemática conseguimos compreender da melhor forma as
conjunturas de um determinado pais, e tomar decisões de forma mais consciente e
responsável. Também é importante levar em conta que é preciso tanto o professor,
como os pais, ate os alunos devem trabalhar
em conjunto, utilizem técnicas que facilitam a compreensão da
matemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário