Pessoas que já viram este blogue?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Meu balanço pessoal de 2009

Meu balanço -  2009


Nacional

Sem muitos comentários começaria por dizer que a nível do desporto o futebol cabo-verdiano esteve no top: pela primeira vez na história uma medalha de ouro para Cabo Verde – no jogo da Lusofonia... pelo menos isso CV! Mais... Santiago também arrebatou tudo o que tinha no futebol: Sporting, campeão; Boa Vista taça de Cabo Verde e Regional de Santiago vencedor da Inter-ilhas.

Um pouco de azedo nisso: ganhou e depois?... Sem dinheiro para ir mais longe como sempre. Dinheiro nem para pagar o seleccionador, muito menos para participar nas competições da CAF!!!

Mas há outros itens do top:

  • O regresso de Carlos Veiga à liderança do MPD (e a saída de J. Santos hein!?) bem como a continuação de José Neves (assuntos para outros rosários!!!) e, porque não a ressurreição de PTS?;

  • A MCA na sua segunda versão que esperamos ser Por Cabo Verde, ou melhor por todo Cabo Verde;

  • A perda irreparável para a nossa cultura com o desaparecimento de Fonseca e d´Novas;

  • A gripe epidémica H1N1 que, de súbito, esquecemos dele, mas continua a viajar e a conhecer o mundo, carregando na sua bagagem de mão muitas vítimas pelo mundo afora.

  • Mas a grande personagem de 2009 foi, sem sombras de dúvida, a nossa «actriz principal» DENGUE. Para muitos só se ouvia falar dela noutras partes do trópico e de repente... SAI KUDIM DJAM BEM!!!

Para muitos SAKUDIM DJAM BEM. E a verdade é que: txeu bem ka bai, otus bem sem bai.Otus ka bai ka bem y muntis fika li mé sima Tunuka.

Mas uma coisa é certa: nunca a Cidade da Praia esteve tão limpa como no dia 7 de Novembro... apesar de muitas pequenas montanhas de lixo à espera a viajarem para a lixeira.

Conclusão: a Dengue só foi positiva num ponto: «vai sacudir, vai abalar, quando a Dengue passou todo o mundo trabalhou...é muita fumaça no ar!!!» (que Ivete Sangalo me perdoe por isso.)

Para terminar nacionalmente não podia deixar só de lembrar que o fenómeno «THUGS» que só está no começo e, se medidas não forem tomadas a tempo muitos lares vão perder a PAZ, a MORABEZA e porque não a CABO-VERDIANIDADE. Fica aqui uma alerta!!! Parafraseando o Bispo de São Tomé e Príncipe «se não tivermos famílias estruturadas não teremos uma sociedade de futuro.»

Sem comentários:

Enviar um comentário