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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gestão educacional em Cabo Verde


Falar de gestão no sistema subsistema educativo em Cabo Verde é bastante delicado. Primeiro porque é gestão politizada, segundo porque não se pode criticar nem contestar a gestão. Mas cinjamos apenas ao específico da nossa resposta: gestão em EJA.
Como eu referi anteriormente a gestão de qualquer estabelecimento de ensino desde o Básico até universitário é tudo politizado e EJA não foge à regra. Para que uma pessoa possa ser um gestor não precisa ser competente nem embalizado para o cargo, não raras vezes, é por opção política.
Quanto à democratização da gestão fica difícil pronunciar porque muitos podem até ter o perfil, mas o que assistimos e que não há uma participação efetiva da comunidade educativa nos projeto educativos, e que por isso contribui para a pouca democratização da gestão.
O que se propõe é que os gestores devem ser escolhidos pelos pelos seus pares, ou seja, de entre os professores, deve haver mais participação das comunidades na vida escolar, valorização de todos os ativos do sistema educacional tanto a nível salarial como de infra-estruturas básicas, avaliação dos professores com mais rigor e coerência não por interesses políticos, mas por competência.

OBS: RESPOSTA DADA À SEGUINTE PERGUNTA DO DESAFIO DE UMA DISCIPLINA DO CURSO EM EJA PELA UFPB:  A gestão da EJA, no seu país/região/escola, é democrática? Que aspectos você considera importantes, em grau crescente, na construção de uma gestão democrática de EJA?

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